Uso do Cindura em esportes de endurance

Trata-se de uma combinação dos extratos de Garcinia mangostana e Cinnamomum Tamala, ou seja, é um produto natural que atua na hipertrofia, ganho de força e resistência. Aumentando a síntese de óxido nítrico nas células endoteliais a partir da ativação de óxido nítrico-sintetase endotelial.

Um estudo publicado em 2018 teve como objetivo estudar os efeitos desse composto. Foram feitos testes em ratos que pesavam entre 20 – 30g onde os mesmos foram alimentados com uma dieta usual de laboratório. Também foi administrado carboximetilcelulose, 150 mg/kg de GMCT (Abreviação para os compostos do cindura), 300 mg/kg GMTC ou 50 mg/kg de oximetolona via oral por 21 dias. No 22 dia a performance física e muscular dos animais foram testadas em um teste de natação forçado, bem como um teste medindo a força da pegada da pata dianteira. 

Também foi feito um teste de humanos, utilizando 38 voluntários que faziam treinamento de resistência (26-32 anos) e pesando em média 67.79 kg. Os participantes receberam 800 mg de GMCT ou uma dosagem equivalente de placebo por 42 dias.  As seguintes variáveis primarias foram avaliadas: 1-RM no supino, 1-RM no leg press e na cadeira extensora. Todas as repetições foram medidas com 14, 28 e 42 dias de intervenção. Aspectos antropométricos e marcadores bioquímicos como: testosterona livre, IGF-1, insulina e lactato também foram medidos após a intervenção

Os ratos suplementados com 300mg de GMTC mostraram uma melhora significante no tempo de nado, distância e força da pegada, quando comparados com o grupo CMC (carboximetilcelulose).

Ao fim dos 42 dias de triagem com humanos houve uma significante melhora de força no supino e leg press. O número de repetições na cadeira extensora também aumentou, quando comparado ao grupo placebo. A circunferência e massa magra também foram bem mais positivas do que o grupo placebo. Os níveis de testosterona, IGF-1, insulina e lactato não sofreram alterações com a suplementação. Os parâmetros bioquímicos, hematológicos, de urina e sinais vitais se mantiveram dentro da normalidade. 

Apesar de ser um recurso que vem sendo utilizado de forma recente, é algo que vale a pena ser testado, visto que, em competições, qualquer melhora no desempenho físico do atleta (por menores que sejam), podem fazer a diferença no resultado final.

Artigo utilizado: https://jissn.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12970-018-0257-4

Vitamina K para atletas

Vitamina K para atletas

Neste post explico um pouco de como a vitamina k é uma importante aliada dos atletas, elucidando seus benefícios.