Na infância, a nutrição equilibrada é responsável pelo desenvolvimento e crescimento da criança. Quando esta pratica esportes, a importância da alimentação é maior ainda, pois além de prover energia e nutrientes para o crescimento, desenvolvimento e manutenção das funções vitais, terá que dar conta do desgaste imposto pelo treinamento.
Atletas jovens são vulneráveis a informações nutricionais erradas que prometem melhorar o desempenho. O uso inadequado de suplementos alimentares, práticas de controle de peso não seguras e ingestão inadequada de nutrientes podem afetar adversamente o desempenho, a saúde da criança e comprometer seu crescimento.
Todos os indivíduos que participam de uma atividade física ou de um esporte devem receber informação nutricional individualizada. Essa orientação deve ter como objetivo a melhora do desempenho com base na reeducação alimentar (e suplementação bem feita, se necessário) e na prevenção da desidratação, principalmente em relação às crianças, que são mais sensíveis aos efeitos da perda de líquidos do que os adultos.
Para que o treino acrescente na vida da criança e do adolescente, é fundamental manter uma alimentação ajustada ao seu desgaste. Com isso, atinge-se um desempenho e uma recuperação mais eficiente.
Criança Atleta: Qual a alimentação ideal?
Minha paciente está na menopausa. E agora?
E aí, já se deparou com esse caso? Neste post vamos falar um pouco sobre essa temática e algumas estratégias para manejo desta situação.
Vitamina K para atletas
Neste post explico um pouco de como a vitamina k é uma importante aliada dos atletas, elucidando seus benefícios.